Criar um backup completo no painel Cpanel automático

Para quem tem revenda de hospedagem, Backup é sempre uma solução e um problema. Solução porque com as ferramentas que o Cpanel oferece, em poucos minutos você pode fazer um backup e restaurar com processo bem simples. O Problema que você nunca sabe como a empresa de hospedagem lida com o armazenamento de backups e isso pode ser uma dor de cabeça.

Há muitos relatos de armazenamento de backup de servidores que foram feitos no mesmo local onde fica hospedado o site, e quando o HD estraga o site e o backup se perdem. Outras empresas disponibilizam apenas 1 Backup. Com ataque de hackers o site pode ter script maliciosos. Muitas vezes a correção demorar para acontecer. Pronto! o novo Backup é gerado como script malicioso junto.

Para ter um pouco de paz com relação aos Backups existe um script famoso criado em 2009 no fórum do Cpanel que infelizmente não foi implementado no painel. Mas que para quem tem revenda de hospedagem é uma solução paliativa para o problema de Backups. Pois a restauração é feita de forma manual. Mas é uma forma de se precaver.

Vou deixar aqui o link do script:

Estes dados que estão no script deve sem alterados:

A senha com caracteres especiais geralmente dão problemas. Você pode criar uma nova conta no Cpanel apenas para o Backup e criar uma senha com números e letras. Busque no painel “Gerenciador de usuários” para adicionar um novo usuário

// Mudar as informações que estão entre aspas.

$cpanel_user = "USUÁRIO DO CPANEL"; // mude para o seu usuário cpanel 
$cpanel_password = "SENHA DO CPANEL"; // mude para sua senha cpanel 
$domain = "DOMINIO.COM"; // Seu domínio
$email_to_report = "SEUEMAIL@SEUEMAIL.COM"; // Seu e-mail para receber notificação quando o script terminar o backup. Deixe em branco se não quiser receber notificação. 
$ftp = true; // transferir para o servidor FTP ou não (true ou false)
$ftpserver = "ftp.examplo.com"; // o endereço do seu servidor ftp 
$ftpusername = "USUÁRIO DO FT"; // seu usuário de ftp 
$ftppassword = "SENHA DO FTP"; // suea senha de ftp
$ftpdirectory = "/public_html/backup/"; // seu ditório de backup (Você deve criar o diretório antes)
$daytostore = 7; // por quantos dias você deseja armazenar o arquivo de backup, os arquivos mais antigos do número de dias configurado serão excluídos 

//Esta parte é opcional, as informações abaixo são úteis para quase todos os usuários  
$ftpport = "21"; // porta padrão para conexão FTP da maioria dos provedores de hospedagem  
$theme = "x3"; // mude para o nome do tema do cpanel, o padrão é o tema mais popular chamado paper_lantern 
$secure = false; // use https ou não (true ou false)

Estamos guardando nossos dados no https://www.ftpcloud.com.br/. Consideramos o custo benefícios bom, o melhor preço seria o S3 da Amazon, mas para habilitar o acesso ao FTP ficaria muito caro. Fale nos comentários qual servidor vc considera bom para armazenamento de dados.

Você deve colocar o script na pasta HOME/NomeUsuario/ do seu servidor

Você precisa dar permissão 750 para o arquivo. Clique no botão direito de seu mouse e escolha mudar permissões (Change Permissions).

Agora precisamos criar a tarefa cron job para agendar a automatização dos nossos Backups. Nós colocamos para executar 1 vez por semana. Acesse seu Cpanel busque por Trabalhos Cron. Você pode também colocar um e-mail para ser notificado da execução dos agendamentos.

Observação: mude o comando para seu usuários de Cpanel. No nosso exemplo o nosso usuário é meusite.

O comando ficará desta forma:

0 	0 	* 	* 	0 	php -f /home/meusite/backup.php

Espero que tenha ajudar na sua revenda de hospedagem a ter um pouco mais de tranquilidade nos Backups. Até o próximo post.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.