Como usar o Código de rastreamento de conversões do Google Ads no Contact Form 7 WordPress

Como usar o Código de rastreamento de conversões do Google Ads no Contact Form 7 WordPress

Com as últimas atualizações do Google Ads e do plugin Contact Form 7 do Worpdress, existem muitos artigos antigos desatualizados que não funcionam mais o suporte para capturar de Leads no plugin do “Contact Form 7” do WordPress. A maioria da documentação está desatualizada. Sem mencionar que o Google vem atualizando seguidamente o código de JavaScript que ele fornece quando você cria um evento de conversão. Portanto, todas as postagens do fórum on-line estão usando um código antigo e que não funciona mais. O próprio plugin Contact Form 7 também atualizou o código e sua estrutura de suporte para capturas de Leads.

 on_submit: "goog_report_conversion(window.location.href);" 

Este é um exemplo de script que não funciona para as versões mais recentes do “Contact Form 7” WordPress .

Então para que o formulário de contato envie um evento de conversão ao Google Ads, siga estas etapas:

1. Criar o código de acompanhamento de conversões do Ads

Este é o script para você colocar no Header de sua página em HTML:

O Código Global site tag (gtag.js) é gerado no Google Ads e você pode copiar e colar este script.

Veja na documentação do Google Ads se caso você tem dúvida em gerar o código

Script padrão gerado no Google Ads:

<!-- START  -->
<!-- Cole o Código Global site tag (gtag.js) - Google Ads
Modifique a linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-AW-AQUI -->
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=<SEU CÓDIGO AW AQUI>"></script>
<script>
  window.dataLayer = window.dataLayer || [];
  function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
  gtag('js', new Date());

  gtag('config', 'SEU-CÓDIGO-AW-AQUI');
</script>
<!-- END -->

Modifique a linha com a descrição: “seu código conversion de Google Ads”. O código é gerado também no Google Ads. Exemplo da estrutura do código conversion: AW-1234567890/QWERtyuIOPPPDsdOP_eEC

Script modificado do Script de conversão do Google Ads:

<!-- Modifique a linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS  -->
<script>
function gtag_report_conversion(url) {
 var callback = function () {
 if (typeof(url) != 'undefined') {
 window.location = url;
 }
 };
 gtag('event', 'conversion', {
 'send_to': 'SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS',
 'event_callback': callback
 });
 return false;
}
</script>

2. Criar o disparo do evento

Vamos crie um script para dispara o evento quando tiver uma ação de envio no formulário. Você precisa adicionar isso ao seu arquivo functions.php na parte inferior.

Você pode instalar um plugin no seu WordPress para criar área de edição de script no Header e no Footer. Veja este plugin: Insert Headers and Footers. O plugin depois de instalado fica em Configurações dentro do painel do WordPress.

Se caso você optou pelo a functions.php o script php ficará desta forma:

add_action( 'wp_footer', 'mycustom_wp_footer' );
  
function mycustom_wp_footer() {
?>
<script type="text/javascript">
document.addEventListener( 'wpcf7mailsent', function( event ) {
    gtag_report_conversion();
}, false );
</script>
<?php
}

Para o plugin basta adicionar na área do Footer apenas o código Javascript:

<script type="text/javascript">
document.addEventListener( 'wpcf7mailsent', function( event ) {
gtag_report_conversion();
}, false );
</script>

Problemas e testes

Se caso você perceber que não esta funcionando por alguma incompatibilidade com outro script use um “alert” para testar. Modifique o código do item 1 por este:

Script de teste alterado do Item 1 (conversão do Google Ads):

<!-- Modifique esta linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS  -->
<script>
function gtag_report_conversion(url) {
 var callback = function () {
 if (typeof(url) != 'undefined') {
 window.location = url;
 }
 };
alert("Teste de formulário");
 return false;
}
</script>

Tente enviar um formulário de contato novamente. Se aparecer um alerta com mensagem “Teste de formulário” o script esta funcionando. Tente revisar todos os scripts novamente se o problema persistir. Depois de solucionado o problema altere novamente o script que esta no item 1.

Espero que tenha resolvido o problema de capturar Leads para o Google Ads. Há outras forma de captura com Tag Manager do próprio Google também. Mas também será necessário ter um tipo de programação para captura de Leads.

Espero ter ajudado e até a próximo post.

hwpp

    2 Comentários

    Adriana Publicado em17:51 - 23 de maio de 2020

    Olá,
    Inseri o código de conversão e o evento no functions.php. Mas não entendi se no formulário também preciso inserir algo. Precisa? Obrigada
    Adriana

      Hospedagem wordpress pro Publicado em13:33 - 29 de julho de 2020

      Olá Adrina

      No formulário Contact Form 7 do WordPress você não precisa fazer nada, apenas coloque os dois códigos que estão no item 1 no cabeçalho (header) de seu site e adicione o script do item 2 no seu rodapé (footer). Apenas isso!

      Você pode fazer testes para ver se esta funcionando corretamente, pegue o “Script modificado do Script de conversão do Google Ads” e altere pelo script de teste que coloquei no tutorial. No formulário, tente enviar uma mensagem. Ele retornará uma alerta com o texto: “Teste de formulário”

      Boa Sorte!