Com as últimas atualizações do Google Ads e do plugin Contact Form 7 do Worpdress, existem muitos artigos antigos desatualizados que não funcionam mais o suporte para capturar de Leads no plugin do “Contact Form 7” do WordPress. A maioria da documentação está desatualizada. Sem mencionar que o Google vem atualizando seguidamente o código de JavaScript que ele fornece quando você cria um evento de conversão. Portanto, todas as postagens do fórum on-line estão usando um código antigo e que não funciona mais. O próprio plugin Contact Form 7 também atualizou o código e sua estrutura de suporte para capturas de Leads.
on_submit: "goog_report_conversion(window.location.href);"
Este é um exemplo de script que não funciona para as versões mais recentes do “Contact Form 7” WordPress .
Então para que o formulário de contato envie um evento de conversão ao Google Ads, siga estas etapas:
1. Criar o código de acompanhamento de conversões do Ads
Este é o script para você colocar no Header de sua página em HTML:
O Código Global site tag (gtag.js) é gerado no Google Ads e você pode copiar e colar este script.

Veja na documentação do Google Ads se caso você tem dúvida em gerar o código
Script padrão gerado no Google Ads:
<!-- START --> <!-- Cole o Código Global site tag (gtag.js) - Google Ads Modifique a linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-AW-AQUI --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=<SEU CÓDIGO AW AQUI>"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'SEU-CÓDIGO-AW-AQUI'); </script> <!-- END -->
Modifique a linha com a descrição: “seu código conversion de Google Ads”. O código é gerado também no Google Ads. Exemplo da estrutura do código conversion: AW-1234567890/QWERtyuIOPPPDsdOP_eEC
Script modificado do Script de conversão do Google Ads:
<!-- Modifique a linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS --> <script> function gtag_report_conversion(url) { var callback = function () { if (typeof(url) != 'undefined') { window.location = url; } }; gtag('event', 'conversion', { 'send_to': 'SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS', 'event_callback': callback }); return false; } </script>
2. Criar o disparo do evento
Vamos crie um script para dispara o evento quando tiver uma ação de envio no formulário. Você precisa adicionar isso ao seu arquivo functions.php na parte inferior.
Você pode instalar um plugin no seu WordPress para criar área de edição de script no Header e no Footer. Veja este plugin: Insert Headers and Footers. O plugin depois de instalado fica em Configurações dentro do painel do WordPress.
Se caso você optou pelo a functions.php o script php ficará desta forma:
add_action( 'wp_footer', 'mycustom_wp_footer' ); function mycustom_wp_footer() { ?> <script type="text/javascript"> document.addEventListener( 'wpcf7mailsent', function( event ) { gtag_report_conversion(); }, false ); </script> <?php }
Para o plugin basta adicionar na área do Footer apenas o código Javascript:
<script type="text/javascript"> document.addEventListener( 'wpcf7mailsent', function( event ) { gtag_report_conversion(); }, false ); </script>
Problemas e testes
Se caso você perceber que não esta funcionando por alguma incompatibilidade com outro script use um “alert” para testar. Modifique o código do item 1 por este:
Script de teste alterado do Item 1 (conversão do Google Ads):
<!-- Modifique esta linha com a descrição: SEU-CÓDIGO-CONVERSION-DE-GOOGLE-ADS --> <script> function gtag_report_conversion(url) { var callback = function () { if (typeof(url) != 'undefined') { window.location = url; } }; alert("Teste de formulário"); return false; } </script>
Tente enviar um formulário de contato novamente. Se aparecer um alerta com mensagem “Teste de formulário” o script esta funcionando. Tente revisar todos os scripts novamente se o problema persistir. Depois de solucionado o problema altere novamente o script que esta no item 1.
Espero que tenha resolvido o problema de capturar Leads para o Google Ads. Há outras forma de captura com Tag Manager do próprio Google também. Mas também será necessário ter um tipo de programação para captura de Leads.
Espero ter ajudado e até a próximo post.
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