Muitas pessoas vêm migrando sua ferramenta de marketing licenciadas ou SaaS para ferramentas Open source, neste contexto nos últimos anos o Mautic vem ganhando terreno nesta disputa.
O que muitos, às vezes, não sabem é que para utilizar ferramentas com código aberto, a manutenção deve ser feita pela pessoa que fez a instalação da aplicação ou pelo dono do negócios, é algo clássico no mundo do código aberto.
Uma das manutenções que deve ser feita dentro da aplicação do Mautic é a manutenção de registros de contatos anônimos que a ferramenta cadastrar.
Mas o que seria contatos anônimos?
Depois de ser instalado a tag do Mautic em seu site, todas as visitas feitas por algum internauta em seu site são registradas na aplicação do Mautic, e se não for feita a higienização dos contatos seu banco de dados ficará enorme e você pagará muito mais para sua hospedagem.
O problema dos contatos anônimos é que eles não tem email para enviar alguma mensagem para eles, apenas é registrado o IP, localização e páginas que foram visitadas. O contato deixa de ser anônimos se em algum momento o internauta cadastrar seu email e seu dados no formulário do Mautic.
Para você visualizar os contatos anônimos do Mautic, basta acessar o menu do painel administrativo e clicar em: contato. Na página que se abre, encontre o campo de busca e digite: is:anonymous ou clique no ícone do bonequinho do lado direto.
Qual a melhor período para higienizar os contatos?
Para fazer a higienização dos contatos anônimos, você precisa analisar como seu site funciona e como você utiliza o Mautic para ferramenta de marketing.
Seu site tem muitas visitas recorrentes ou as visitas são de novos internautas sempre? Estes dados podem estar nas métricas do Google Analytics se caso você tenha instalado em seu site. Isso é importante para entender de quanto tempo você precisa fazer a higienização dos contatos.
A quantidade de visitas é importante também para que seu banco de dados não fique muito grande.
Vamos pegar um cenário que o site tem 25% de novos visitantes recorrentes. Geralmente é feito promoção num período de tempo de 1 meses, onde é capturado os contatos dos clientes com um formulário do Mautic embutido numa página do site. Nesse período é feito campanha em mídia paga e gera 300 visitas por dia.
Sabemos que as conversões geralmente são cíclicas e nunca são periódicas. O internauta precisa “maturar” o benefício oferecido pela empresa, aqui entra a teoria da AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), não vou me aprofundar muito, mas você pode buscar mais informações na internet.
Neste cenário o site vai receber muitas pessoas que são curiosos e não vai conseguir reter todos na sua campanha. O Mautic vai registrar apenas o IP e página de visita dos curiosos. Neste momento você precisa analisar quanto tempo será armazenado essas informações. Pois em um segundo momento ele pode voltar a cadastrar seus dados no formulário e o Mautic já tem as páginas em que ele navegou na primeira visita.
Depois de 1 mês de campanha ainda pode ter pessoas buscando sua oferta no mês seguinte, já tive experiências de até o 3º meses aparecendo pessoas querendo a oferta do produto. Como você vai lidar com isso? Vai fazer uma lista de espera? Enfim são informações importantes que você deve considerar para higienização de seus contatos.
Para nosso cenário escolhemos que no 4º meses de inatividade os contato sem email, no caso, os contatos anônimos serão excluídos
Como fazer a manutenção dos contatos anônimos?
Primeiro criamos um segmento (lista) de contatos anônimos que não estão ativos num período de 4 meses e que não possui e-mail cadastrado.
Criamos no Mautic um segmento chamado “Contatos Anônimos – 4 meses”
Depois clique na aba filtro
Escolha a opção Email
Coloquei o campo para vazio
Agora escolha a opção Data da última atividade
Escolha a opção “menor que” e digite no outro campo “-4 months”
Agora vamos criar a campanha para deletar todos os contatos do nosso segmento, para isso acesse Campanhas, clique no botão NOVO e digite um nome para ele:
Clique em “Abrir construtor de campanha”
Selecione Segmento do contato no construtor de campanha
Selecione nosso segmento criado anteriormente e clique em no botão adicionar
Na bolinha do box em nosso segmento clique e selecione o opção AÇÃO
Selecione em “excluir contato” no box que se abre digite um nome e clique no botão Adicionar
Clique no botão “Aplicar” e “Fechar Construtor”
Clique nos botões SIM para “Permitir que os contatos reiniciem as campanhas” e “Publicado”, depois de feito isso será executado a exclusão dos contatos anônimos.
ATENÇÃO: Você deve ter cuidado com este procedimento, é bom sempre fazer um backup de seu banco de dados, pois ele vai excluir permanentemente os contatos.
Espero que tenha ajudado e boa sorte com sua campanha.
Até a próxima pessoal